Entre os séculos V e XI a Europa sofreu invasões bárbaras e para se protegerem destas invasões, a pessoas iniciaram um movimento de volta ao campo, movimento esse chamado de RURALIZAÇÃO.
As pessoas que tinham moedas e temiam que fossem levadas durante estas invasões, as gurdavam em cofres ou as enterravam e este ato ficou conhecido como ENTESOURAMENTO.
A ECONOMIA feudal costuma ser definida como NATURAL, ou seja, PRODUTOS SÃO TROCADOS, quase não se usam moedas neste sistema.
A relação que se estabeleceu no feudalismo era a de VASSALAGEM e SUSERANIA.
SUSERANO: aquele que oferece proteção militar e doava um lote de terra ao vassalo.
VASSALO:aquele que recebe a terra e em troca oferece ao suserano obrigação militar e jurava fidelidade ao seu senhor.
Entre o suserano e o vassalo era feito um juramento em uma cerimônia chamada de ENCOMENDAÇÃO ou HOMENAGEM, onde eram estabelecidas as funções de cada um.
Para firmar o contrato, o suserano deveria entregar ao vassalo uma fonte de renda, geralmente terras.
O feudo era uma grande extensão de terra destina a plantação e a criação de animais e pertencia ao senhor feudal.
O feudo era separado em 3 partes:
MANSO SENHORIL >> porção de terra que pertence exclusivamente ao senhor feudal
MANSO SERVIL>> porção de terra que pertence ao servo
MANSO COMUM>> porção de terra como bosques e pastagens que são de uso comum ( tanto para os senhores feudais como para os servos).
SERVIDÃO
Os trabalhadores abriram mão de sua liberdade nas cidades em troca da proteção que era oferecida por senhor que tivesse armas e um exército particular. Assim os trabalhadores se tornavam SERVOS.
Eles trocavam sua liberdade de ir e vir pela garantia de que nada que ocorresse os retiraria de "suas" terras: O MANSO SERVIL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário