sábado, 24 de março de 2012

FEUDALISMO

O poder dentro do feudo era todo do senhor feudal, em cada feudo o seu senhor feudal estabelecia suas normas e regras, PODER DESCENTRALIZADO, o senhor feudar tinha autonomia para organizar a vida dentro do feudo.

Como já vimos, alguns trabalhadores abriram mão de sua liberdade de ir e vir, em troca de proteção e tornavam-se assim servos dos senhores feudais e havia entre os servos e os senhores feudais uma relação chamada COLONATO, onde as famílais sem recurso recevia um lote de terras e em troca entregava ao dono das terras, parte do que fosse produzido.
Outros que tinham pequenas propriedades também  em troca de proteção, doavam suas terras e estes eram chamado de VILÃOS.
A diferença entre os servos e vilãos, era que os vilãos eram livre e poderiam se deslocar para outras vilas, o que não ocorria com os servos.
Os servos deviam alguma obrigações ao senhor feudal, entre elas:
 CORVEIA, TALHA, BANALIDADES, MÃÓ-MORTA, ALBERGAGEM, DÍZIMO.

A vida  não era nada fácil e várias partes da Europa tornaram-se desabitadas. O meio de transporte utilizado era o cavalo que teve uma importância muito grande também como instrumento para auxilair nas guerras, com desenvolvimento do estribo e da feradura, a cavalaria cresceu ainda mais.

A sociedade feudal era tripartida, dividida em três partes:






CLERO: a sociedade feudal era TEOCÊNTRICA>>DEUS ocupava o centro da vida das pessoas.
O clero era o intermediário entre Deus e os fiéis. O clero não pagava impostos e cobrava o dízimo.
O clero estava dividido em duas categorias:
CLERO SECULAR> os religiosos exerciam suas atividades fora do convento
 CLERO REGULAR> os religiosos viviam isolados em mosteiros, conventos.

NOBREZA: tinha o dever de proteger a todos, eram os donos das terras e tinham o poder em seu feudo. Quanto mais terras possuíssem maior seria seu poder. Os nobre moravam em castelos junto com vassaslos, parentes e seus criados.

SERVOS: TRABALHADORES: deveriam produzir o sustento de todos. Dentre os camponeses havia os SERVOS DA GLEBA, que dependiam diretamente  de um grande proprietário e os VILÃOS, que eram independentes e possuíam pequenos lotes de terra e eram independentes..
No mundo medieval, a religiosidade estava presente na maior parte da produção cultural. Carlos Magno procurou restaurar a cultura clássica  e oferecer cultura para o clero.
Os MONGES COPISTAS eram religiosos que produziam manuscritos ( livros escritoa à mão), em pequenas quantidades, que eram usados para seus estudos e nos cultos religiosos.




Um comentário:

  1. O negócio do clero nobreza e camponeses tá errado a ordem a 1 é nobreza depois clero e depois camponeses dã

    ResponderExcluir